O que são influenciadores, creators e UGC?

Obter acesso ao público através de um influenciador acabou sendo uma estratégia lucrativa para empresas que procuram se conectar com seu mercado-alvo. Em 2022 o marketing de influência cresceu em uma indústria de US$ 16,4 bilhões.

Mas há algo novo em ascensão. É semelhante ao marketing de influência, mas diferente o suficiente para que os profissionais de marketing precisem estar cientes das últimas novidades em conteúdo gerado pelo usuário.

São os criadores da UGC. Não, eles não são influenciadores. Sim, eles farão conteúdo sobre seus produtos.

E as marcas precisam dos dois tipos de criadores em sua estratégia de marketing?

Aqui está a diferença entre criadores de UGC X influenciadores e como utilizar cada um, dependendo de seus objetivos atuais. 

UGC Creator X Influencer?

Existem dois tipos de influenciadores que as marcas escolhem ao investir em conteúdo gerado pelo usuário. Criadores de conteúdo gerado pelo usuário e influenciadores. Aqui está a diferença entre eles.

Ao contrário do conteúdo orgânico e não remunerado gerado pelo usuário, os “criadores da UGC” são pagos para fazer vídeos ou fotos específicas sobre produtos para distribuir pelos canais de marketing da marca. As marcas pagam a esses criadores (cerca de US$ 250 por 60 segundos de vídeo) e obtêm todos os direitos para redistribuir o vídeo daqui para frente (e podem até pagar pela filmagem bruta para reutilizar). Os criadores de UGC não publicam o conteúdo em seus feeds sociais—eles dão os vídeos para a marca republicar em seus canais de marketing. Mas não seria melhor realmente contratar usuários reais?

Como a criadora da UGC, Mindy Thomas, lembra às marcas: “Você não precisa de algo chamativo e polido, você precisa de algo real e informativo com um toque de entretenimento.”

A CEO da StyleMedia e StylePress, Sathya de Beltran, destaca: “O universo dos influenciadores e criadores de conteúdo é vasto e movimenta bilhões. Na StyleMedia, trabalhamos com uma ampla gama de nichos e estilos, e embora o conceito de UGC não seja uma novidade, é simplesmente produção de conteúdo. É como se você contratasse um modelo para criar conteúdo em nome da sua marca, representando um consumidor. Embora o termo UGC tenha ganhado destaque no Brasil apenas em 2022, o mercado publicitário já se utiliza desse tipo de estratégia há bastante tempo. O UGC é apenas uma nova nomenclatura para uma prática antiga. No entanto, vale ressaltar que o verdadeiro UGC vai além do que é comumente vendido atualmente.
Duas campanhas emblemáticas de UGC exemplificam isso: a primeira é a “Share a Coke” da Coca-Cola, que convidou os consumidores a personalizarem garrafas com seus nomes e compartilharem fotos com a hashtag #ShareACoke. A segunda é a campanha ‘Mamíferos Parmalat’, de 1996, uma das mais bem-sucedidas da história. Esta campanha ganhou ainda mais notoriedade com o lançamento, em 1998, de bichinhos de pelúcia dos mamíferos segurando uma caixinha de leite. Para adquirir os bonecos, os consumidores precisavam juntar 20 códigos de barras das caixinhas e completar com R$ 8,00. Esse esforço promocional impulsionou as vendas de leite Parmalat em todo o país. Isso é UGC!
Essas campanhas pioneiras incentivaram os consumidores a gerarem conteúdo, ampliando o alcance e o engajamento das marcas. Este é um mercado em constante expansão.”

Mark Zuckerberg, o criador da plataforma na qual os influenciadores construíram seus negócios, explica: “Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais as pessoas do que uma recomendação de um amigo confiável. Uma indicação confiável influencia as pessoas mais do que a melhor mensagem de transmissão. Uma indicação confiável é o Santo Graal da publicidade”.

Criadores de UGC e influenciadores criam o mesmo tipo de conteúdo (testemunhos altamente conversíveis sobre produtos e marcas), mas têm lugares diferentes em sua estratégia de marketing.

Aqui está como usar cada tipo de UGC com base em seus objetivos de marketing.

Criadores de UGC versus Influenciadores: Em qual os profissionais de marketing devem se concentrar?

Objetivo #1: Você está lançando uma marca nova e ainda pequena

Como usar os criadores de UGC: Com novos produtos surgem poucos depoimentos e feedbacks. É aqui que os criadores de UGC prosperam. Peça a eles para criar vídeos e deixar feedback sobre seus produtos e coloque esses vídeos em todo o seu funil de marketing. De anúncios pagos a páginas de produtos – adicione esses depoimentos para mostrar como esse novo produto resolve os pontos problemáticos dos clientes.

A adição de conteúdo gerado pelo usuário em todo o funil de marketing é enorme para conversões – há um aumento registrado de 29% nas conversões na web quando os sites apresentam conteúdo gerado pelo usuário.

Como usar influenciadores: O principal objetivo de lançar novos produtos é criar conscientização para ele. Como os influenciadores têm públicos dedicados e canais de marketing desenvolvidos, pagá-los para criar UGC e postar sobre seus produtos é importante para criar conscientização. Para criar hype, encontre influenciadores em grupos de nicho (artistas, blogueiros, chefs) e distribua seu orçamento de influenciadores entre eles. Os influenciadores são excelentes para criar comunidade, vendas e humanizar. O UGC é apenas para criar conteúdo para marcas que não possuem conteúdo para divulgação.

As pessoas que seguem vários influenciadores em um nicho verão suas personalidades online favoritas promovendo o mesmo produto, o que cria mais pontos de contato, conscientização da marca e potencial para taxas de conversão mais altas.

Objetivo #2: Crescer uma marca estabelecida

Como usar creators UGC: Uma marca estabelecida não tem o problema de obter conhecimento. Seu objetivo é mantê-lo. Como as marcas usam o marketing digital para manter seus produtos em destaque? Aumentando seus pontos de contato em diferentes canais de marketing, desde Facebook, Instagram, TikTok, até outdoors, telas digitais presenciais e embalagens. Pague aos creators UGC para criar conteúdo de marca e de produto e compartilhá-lo em cada um dos seus canais de marketing.

Por que UGC em vez de conteúdo criado pela marca? A agência UGC Lauren Labeled explica: “Se [UGC] aparecer um anúncio desde o início, ele meio que derrota um dos principais motivos pelos quais UGC é tão eficaz. Coloque-se no lugar do espectador. O que você gostaria de ver? O que você se importaria de saber sobre este produto que o convenceria a comprá-lo?”

Como usar influenciadores: Para se manter em destaque, as marcas estabelecidas podem aproveitar o público dos influenciadores para expandir sua marca por meio do marketing de relacionamento. Em comparação com o conteúdo promocional dos creators UGC, o conteúdo dos influenciadores se destina a se relacionar com o público do influenciador. O objetivo dessas campanhas pode nem mesmo estar relacionado a conversões e, em vez disso, focar em garantir que as pessoas se lembrem da missão e dos valores da marca. As campanhas de influenciadores também podem inspirar UGC orgânico e não remunerado dos clientes da marca (você pode usar o TINT para organizar esse UGC no seu UGC Studio).

Marcas mais mencionadas no Instagram em 2021 – Zara, Instagram, Shein, H&M, Nike Zara, Shein, H&M e Nike foram as marcas mais mencionadas no Instagram em 2021, todas elas dependendo muito do marketing de influenciadores. Essas marcas foram mencionadas no Instagram com mais frequência (no caso da Zara) e apenas um pouco menos do que o próprio Instagram!

Objetivo nº 3: Obter conversões

Como usar os criadores de UGC: O conteúdo criado pelos criadores de UGC é publicado em vários canais de marketing. É uma postagem patrocinada no feed do Instagram do seu cliente ideal, está na sua página de destino e está ao lado do botão de compra na página do produto. As marcas podem olhar para o seu funil de marketing, encontrar lacunas e preenchê-las com conteúdo especificamente solicitado pelos criadores de UGC. Não há conteúdo orgânico suficiente sobre produtos específicos ou um benefício desse produto? Os criadores de UGC podem preencher essa lacuna e equilibrar o seu funil de marketing.

As marcas viram mais de 50% de taxa de conversão para visitantes em páginas com UGC. Quando você adiciona UGC em todo o funil, no momento em que as pessoas chegam à página do produto, elas se sentem mais confiantes e prontas para a compra. Mas em um mercado tão vasto como o marketing esse número ainda é baixo.

Como usar influenciadores: o marketing de influenciadores para conversões envolve códigos de desconto e rastreamento de UTM. Dê aos influenciadores códigos de desconto e promova ofertas especiais para suas audiências para criar urgência em torno da compra. Em seguida, desenvolva seu funil para que as pessoas que visitaram seu site a partir da postagem do influenciador entrem em um funil de retargeting com anúncios pagos lembrando-os da contagem regressiva em sua última oferta.

Um vídeo do YouTube de uma resenha do produto. Não gaste todo o seu orçamento em uma campanha de celebridade A-list. Setenta e nove por cento da audiência de um micro-influenciador pesquisou mais informações sobre um produto, 65% visitaram o site ou o aplicativo da marca e 46% fizeram uma compra online ou offline.

Grandes marcas estão explorando o poder dos influenciadores.

Embora ainda seja uma grande parte do marketing, as marcas mais progressistas estão contratando criadores de UGC e agências para ajudar a criar o conteúdo perfeito com base em seus objetivos.

“O universo dos influenciadores e criadores de conteúdo é vasto e movimenta bilhões. Na StyleMedia, trabalhamos com uma ampla gama de nichos e estilos, e embora o conceito de UGC não seja uma novidade, é simplesmente produção de conteúdo. É como se você contratasse um modelo para criar conteúdo em nome da sua marca, representando um consumidor.”, Sathya, CEO StyleMedia e StylePress Agency.

Os creators UGC (User Generated Content)

Os creators UGC (User Generated Content) são usuários de redes sociais, blogs e outras plataformas online que criam conteúdo próprio para compartilhar com seus seguidores. Esse tipo de conteúdo é conhecido como “User Generated Content” ou conteúdo gerado pelo usuário.

Os creators UGC podem criar conteúdo em diversos formatos, como texto, fotos, vídeos, podcasts e até mesmo memes. Eles geralmente têm uma grande base de seguidores nas redes sociais e são vistos como influenciadores pelos seus fãs.

O conteúdo criado pelos creators UGC é muitas vezes mais autêntico e envolvente do que o produzido por marcas e empresas, pois é baseado na experiência pessoal do criador. Os seguidores tendem a confiar mais nesses criadores, pois sentem que estão recebendo recomendações e opiniões genuínas.

Empresas e marcas têm percebido a importância dos creators UGC e muitas vezes colaboram com eles para promover seus produtos e serviços. Essas parcerias podem incluir o pagamento de patrocínios ou a oferta de produtos gratuitos em troca de avaliações e recomendações.

Os creators UGC também têm o poder de criar tendências e influenciar o comportamento do consumidor. Por exemplo, uma roupa ou acessório usado por um influenciador pode se tornar um item cobiçado pelos seguidores.

No entanto, é importante notar que nem todo conteúdo criado pelos creators UGC é de qualidade ou confiável. É importante que os seguidores verifiquem as fontes e avaliem a credibilidade dos criadores antes de tomar decisões de compra baseadas em suas recomendações. Será que compensa para uma marca pagar a alguém para criar conteúdo UGC, especialmente se essa pessoa também trabalha com outras marcas? Não seria mais vantajoso pagar diretamente aos consumidores reais? Alguns profissionais do mercado consideram essa prática uma moda passageira.

Redação Modismo

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