Você sabia que as manteigas corporais são verdadeiras aliadas da beleza! Embora sejam encontradas em diversas partes da planta, estão localizadas mais abundantemente nas sementes da biodiversidade brasileira.

As manteigas corporais são cosméticos compostos por ingredientes de origem vegetal e que são ótimas para o cuidado com a pele. Sua composição é rica, principalmente, por ácidos graxos saturados e insaturados, e os essenciais, como os ácidos linoleico (ômega 6), araquidônico e linolênico (ômega 3).

Compostas por ingredientes como Murumuru, Bati e Cupuaçu, atuam como emolientes naturais e super hidratantes, melhoram a elasticidade e ajudam no cuidado contra o envelhecimento da pele!

Qual origem da manteiga?

Embora sejam encontradas em diversas partes da planta, as manteigas estão localizadas mais abundantemente nas sementes e, por isso, estas são as mais utilizadas nos processos de obtenção deste insumo. Os processos de extração industrial das manteigas podem ser feitos de duas formas: a extração com solventes orgânicos (principalmente derivados do petróleo) e a prensagem a frio, através de prensas hidráulicas que esmagam as sementes. Este, inclusive, é o método de menor impacto ambiental.

São cosméticos que possuem uma consistência mais densa do que os hidratantes convencionais. As manteigas corporais hidratam de forma mais intensa e duradoura, e são muito indicadas para peles secas ou áreas ressecadas do corpo, como, mãos, joelhos e cotovelos.

Benefícios para o corpo

No cuidado com o corpo, a hidratação gerada pelas manteigas acontece através de diferentes mecanismos. Entre os principais benefícios estão:

  • Protege e retarda a evaporação da água evitando o ressecamento, através do uso de substâncias oleaginosas, que produzem uma fina camada de óleo sobre a pele.
  • Atuam na prevenção de lesões, nos diversos estágios de cicatrização da pele.
  • Podem exercer ação bactericida, e na célula aumentam o controle da passagem de substâncias, além de algumas exercerem efeito protetor contra os danos causados pelo Sol.

Como usar as manteigas corporais

Apesar de mais densas e viscosas que hidratantes e cremes convencionais, as manteigas corporais podem ser aplicadas diretamente na pele.  Deve-se colocar uma pequena quantidade nas mãos, esfregando-as para que fique mais maleável  a partir da temperatura corporal e se transforme em óleo. Pode ser aplicada nas regiões desejadas em movimentos circulares, massageando-a até que ocorra a incorporação do produto pela pele.

Se a sua manteiga tiver uma textura mais fina e oleosa, uma dica é usar para massagem corporal! Assim, além de relaxar você ainda estará nutrindo a pele com mais um presente de bem-estar da mãe natureza.

Curtiu? Qual a manteiga que você está usado agora? Compartilha nos comentários!

Sathya
Sathya

Sathya é jornalista e empreendedora, mora no Rio de Janeiro e trabalha com assessoria de imprensa na StylePress Agency, também fez faculdade de moda no SENAI CETIQT, já lançou uma marca de roupas, ama natureza e animais, é fã de ‘Sex and the City’, é vegetariana e ama criar. Adora Carrie Bradshaw e Lauren Conrad.

Ainda sem comentários

Deixe uma resposta