Não se pode precisar onde a água de rosas tenha, de fato, sido criada, pesquisadores acreditam que ela possa ter surgido, simultaneamente, na Bulgária, na Índia e no Oriente Médio com os árabes.

A Água de Rosas entra na culinária, na indústria de cosméticos e em rituais religiosos hindus e, também, em rituais de magia, em geral, voltadas para a conquista amorosa.

O sabor da Água de Rosas é intenso e o aroma bastante concentrado, por isso é bom usá-la com cautela. É utilizada para aromatizar diversas receitas, mas também como chá e cosméticos.

No Brasil, você encontrará uma boa água de rosas nos empórios árabes, especializados em ingredientes de culinária oriental, e em casas especializadas de aromaterapia. Veja sempre a validade na embalagem. As águas de rosas, de boa qualidade, são um produto 100% natural e orgânico.


A água de rosas é usada há milhares de anos, ela possui benefícios de cura para mais de 30 doenças. Acredita-se que Cleópatra era uma das suas maiores fãs: a rainha do Egito usava regularmente a água de rosas como forma de embelezamento e como afrodisíaco. A água de rosas possui nutrientes que melhoram a pele em diversos aspetos: hidrata, purifica, acalma e limpa. As suas propriedades cosméticas são reconhecidas e valorizadas, razão para continuar a ser utilizada em muitos dos cosméticos até hoje em dia.

Com seu perfume inconfundível e que é, ao mesmo tempo suave e marcante, as rosas possuem características sedativas e afrodisíacas.

Para o preparo, serão necessárias rosas orgânicas, que são livres de pesticidas.

Ingredientes:

  • 6 rosas orgânicas
  • água

Modo de preparo:

  1. Para fazer a sua água de rosas, retire as pétalas das flores e coloque em uma panela.
  2. Adicione um pesinho no meio da panela, como uma vasilha pesada, e coloque uma panelinha sobre ela para recolher toda as gotículas que vão se formar.
  3. Cubra as pétalas com água e ligue o fogo.
  4. Assim que elas começarem a perder a cor, tampe a panela.
  5. Para acelerar o processo de condensação, vire a tampa de cabeça para baixo e coloque um pouco de gelo sobre ela.
  6. Repita o processo de colocar gelo durante 15 minutos, substituindo-o assim que derreter.
  7. Após esse tempo, remova a água que ficou sobre a tampa e abra a panela.
  8. Dentro da tigela você vai ter o líquido produzido pela condensação, é pura água de rosas!
  9. Coloque em um vidro esterilizado e você tem estoque para perfumar o mundo e as suas receitas por um ano.

Sathya
Sathya

Sathya é jornalista e empreendedora, mora no Rio de Janeiro e trabalha com assessoria de imprensa na StylePress Agency, também fez faculdade de moda no SENAI CETIQT, já lançou uma marca de roupas, ama natureza e animais, é fã de ‘Sex and the City’, é vegetariana e ama criar. Adora Carrie Bradshaw e Lauren Conrad.

Ainda sem comentários

Deixe uma resposta